segunda-feira, 13 de abril de 2020

INFORMAÇÃO AOS ALUNOS E PAIS / ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO


Segundo o Decreto-Lei aprovado no Conselho de Ministros, o terceiro período escolar terá início no próximo dia 14, sem atividades letivas presenciais e no ensino básico, do 1.º ao 9.º ano, todo o terceiro período prosseguirá com o ensino à distância, que será reforçado com o apoio de emissão televisiva de conteúdos pedagógicos que complementarão, sem substituir, o trabalho que os professores vêm mantendo com os seus alunos.
De modo a ter o alcance mais universal possível, estas emissões diárias serão transmitidas, a partir do dia 20, no canal RTP Memória, que é acessível não só por cabo ou satélite, mas também, através da TDT.
No que concerne à educação pré-escolar, afirmou «que só poderemos retomar as atividades nos jardins de infância quando forem revistas as atuais regras de distanciamento - que são impossíveis de cumprir em sala por crianças desta faixa etária - sendo ainda prematuro definir um prazo seguro ainda que indicativo».
Foram canceladas as provas de aferição e as provas finais do 9º ano.
Haverá avaliação do 3.º período, pelo que a todos os alunos será atribuída uma nota no final do ano (que, naturalmente, deve atender ao conhecimento que o professor tem do trabalho realizado por cada aluno ao longo do ano e às aprendizagens desenvolvidas, tendo em conta as circunstâncias específicas de realização do 3.º período).


FUNCIONAMENTO E@D DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ÁLVARO COUTINHO O MAGRIÇO – PENEDONO

Com o objetivo de garantir que todas as crianças e todos os alunos continuam a aprender no presente contexto, estamos a elaborar um guia de E@D, para que seja possível organizar as dinâmicas internas do Agrupamento de Escolas, bem como, as dinâmicas de cada família.
Na primeira semana do 3º Período, os professores irão consolidar competências e conhecimentos dos seus alunos, utilizando as mesmas estratégias e recursos adotados nas 2 últimas semanas do 2º Período.
É de extrema importância que os pais/EE sensibilizem os seus filhos/educandos para a necessidade de participarem ativamente nas atividades propostas, para o cumprimento do horário que venha a ser estabelecido e que até 26 de junho estamos todos em atividade letiva, num contexto que infelizmente é sobejamente conhecido e não é do agrado de ninguém.
Assim, se todos os elementos da comunidade escolar estiverem unidos iremos conseguir minimizar consequências negativas e talvez aprender muito com esta situação.
De acordo com a grelha do EstudoEmCasa que pode ser consultada no anexo 1, e mesmo não conhecendo, por enquanto, os conteúdos que irão ser abordados após o dia 20/04, podemos já pensar na organização diária de um horário de trabalho. Obviamente que terá que ser pensado em função do ano de escolaridade de cada aluno.
No que concerne ao ensino pré-escolar a RTP 2 (anexo 1) transmitirá conteúdos selecionados por áreas de desenvolvimento das orientações curriculares para a educação pré-escolar, sendo acompanhados do envio antecipado para as escolas dos conteúdos dos programas a emitir e sugestões de atividade complementares. A educadora irá manter o contacto com os pais/EE (no mínimo duas vezes por semana), orientando e atribuindo tarefas recorrendo aos meios de comunicação que acharem mais eficientes e/ou já em uso.

Com os melhores cumprimentos e votos de muita saúde para todos.

O Diretor
Romeu Santos

Anexo 1

(Clicar na imagem para abrir)





Sem comentários:

Enviar um comentário