segunda-feira, 22 de junho de 2020

E@D - Educação Física

No âmbito da disciplina de Educação Física, nestes tempos de Ensino@Distância, e no sentido de comemorar o Dia Mundial sem Tabaco (31 de maio), o Dia da Criança e o Dia dos Pais (ONU) (1 de junho) mas também o dia Mundial da Bicicleta (3 de junho), os alunos foram convidados a realizar uma atividade em familia: uma caminhada, um passeio de bicicleta, um exercício, uma coreografia...

Eis o resultado:


 

















quinta-feira, 30 de abril de 2020

COVID-19 - COMO EXPLICAR A UMA CRIANÇA A IMPORTÂNCIA DAS MEDIDAS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL E ISOLAMENTO?

Os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) do Agrupamento de Escolas de Álvaro Coutinho, o Magriço partilham com a comunidade escolar um recurso da Ordem dos Psicólogos sobre COVID-19 - COMO EXPLICAR A UMA CRIANÇA A IMPORTÂNCIA DAS MEDIDAS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL E ISOLAMENTO?





Os Serviços de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas de Álvaro Coutinho, o Magriço estão disponíveis para apoiar a comunidade escolar em atendimento não presencial e podem ser contactados através do email: spoaepenedono@gmail.com

Psicólogo Bruno Silva

COVID-19 - COMO LIDAR COM UMA SITUAÇÃO DE ISOLAMENTO SE FOR UM CIDADÃO SÉNIOR (OU SEU FAMILIAR)

Os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) do Agrupamento de Escolas de Álvaro Coutinho, o Magriço partilham com a comunidade escolar um recurso da Ordem dos Psicólogos sobre COVID-19 - COMO LIDAR COM UMA SITUAÇÃO DE ISOLAMENTO SE FOR UM CIDADÃO SÉNIOR (OU SEU FAMILIAR).

Se é um cidadão sénior (ou seu familiar) e está a experienciar uma situação de isolamento pode encontrar abaixo algumas das respostas habituais a esta experiência e recomendações que o/a podem ajudar a enfrentá-la, tendo em especial consideração o potencial impacto do COVID-19 na sua faixa etária.




Os Serviços de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas de Álvaro Coutinho, o Magriço estão disponíveis para apoiar a comunidade escolar em atendimento não presencial e podem ser contactados através do email: spoaepenedono@gmail.com

Psicólogo Bruno Silva

COVID-19 - COMO LIDAR COM UMA SITUAÇÃO DE ISOLAMENTO

Os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) do Agrupamento de Escolas de Álvaro Coutinho, o Magriço partilham com a comunidade escolar um recurso da Ordem dos Psicólogos sobre COVID-19 - COMO LIDAR COM UMA SITUAÇÃO DE ISOLAMENTO. 

Se está a experienciar uma situação de isolamento pode encontrar abaixo algumas das respostas habituais a esta experiência e recomendações que o/a podem ajudar a enfrentá-la.




Os Serviços de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas de Álvaro Coutinho, o Magriço estão disponíveis para apoiar a comunidade escolar em atendimento não presencial e podem ser contactados através do email: spoaepenedono@gmail.com

Psicólogo Bruno Silva

segunda-feira, 13 de abril de 2020

INFORMAÇÃO AOS ALUNOS E PAIS / ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO


Segundo o Decreto-Lei aprovado no Conselho de Ministros, o terceiro período escolar terá início no próximo dia 14, sem atividades letivas presenciais e no ensino básico, do 1.º ao 9.º ano, todo o terceiro período prosseguirá com o ensino à distância, que será reforçado com o apoio de emissão televisiva de conteúdos pedagógicos que complementarão, sem substituir, o trabalho que os professores vêm mantendo com os seus alunos.
De modo a ter o alcance mais universal possível, estas emissões diárias serão transmitidas, a partir do dia 20, no canal RTP Memória, que é acessível não só por cabo ou satélite, mas também, através da TDT.
No que concerne à educação pré-escolar, afirmou «que só poderemos retomar as atividades nos jardins de infância quando forem revistas as atuais regras de distanciamento - que são impossíveis de cumprir em sala por crianças desta faixa etária - sendo ainda prematuro definir um prazo seguro ainda que indicativo».
Foram canceladas as provas de aferição e as provas finais do 9º ano.
Haverá avaliação do 3.º período, pelo que a todos os alunos será atribuída uma nota no final do ano (que, naturalmente, deve atender ao conhecimento que o professor tem do trabalho realizado por cada aluno ao longo do ano e às aprendizagens desenvolvidas, tendo em conta as circunstâncias específicas de realização do 3.º período).


FUNCIONAMENTO E@D DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ÁLVARO COUTINHO O MAGRIÇO – PENEDONO

Com o objetivo de garantir que todas as crianças e todos os alunos continuam a aprender no presente contexto, estamos a elaborar um guia de E@D, para que seja possível organizar as dinâmicas internas do Agrupamento de Escolas, bem como, as dinâmicas de cada família.
Na primeira semana do 3º Período, os professores irão consolidar competências e conhecimentos dos seus alunos, utilizando as mesmas estratégias e recursos adotados nas 2 últimas semanas do 2º Período.
É de extrema importância que os pais/EE sensibilizem os seus filhos/educandos para a necessidade de participarem ativamente nas atividades propostas, para o cumprimento do horário que venha a ser estabelecido e que até 26 de junho estamos todos em atividade letiva, num contexto que infelizmente é sobejamente conhecido e não é do agrado de ninguém.
Assim, se todos os elementos da comunidade escolar estiverem unidos iremos conseguir minimizar consequências negativas e talvez aprender muito com esta situação.
De acordo com a grelha do EstudoEmCasa que pode ser consultada no anexo 1, e mesmo não conhecendo, por enquanto, os conteúdos que irão ser abordados após o dia 20/04, podemos já pensar na organização diária de um horário de trabalho. Obviamente que terá que ser pensado em função do ano de escolaridade de cada aluno.
No que concerne ao ensino pré-escolar a RTP 2 (anexo 1) transmitirá conteúdos selecionados por áreas de desenvolvimento das orientações curriculares para a educação pré-escolar, sendo acompanhados do envio antecipado para as escolas dos conteúdos dos programas a emitir e sugestões de atividade complementares. A educadora irá manter o contacto com os pais/EE (no mínimo duas vezes por semana), orientando e atribuindo tarefas recorrendo aos meios de comunicação que acharem mais eficientes e/ou já em uso.

Com os melhores cumprimentos e votos de muita saúde para todos.

O Diretor
Romeu Santos

Anexo 1

(Clicar na imagem para abrir)





terça-feira, 31 de março de 2020

Informação – Encarregados de Educação

Caros Pais / Encarregados de Educação

Esperamos que se encontrem bem!
Em face da crise que tomou conta de nós, só nos resta enfrentar com coragem e lucidez.
Perante esta situação tão difícil que estamos a viver, fomos obrigados a encontrar soluções para que os nossos alunos não perdessem o ritmo de aprendizagem. Todos, professores, alunos e encarregados de educação tivemos que nos organizar, o que nem sempre foi fácil.
Sabemos também, que nem todos os alunos têm condições e acompanhamento necessário, pelo que pedimos que nos contactem a fim de podermos solucionar a situação.
Neste momento, estamos a realizar os conselhos de turma de avaliação. 
As avaliações irão estar disponíveis através do programa GIAE a partir das 17 horas de quinta-feira, 02 de abril.
Caso não conseguirem entrar, é favor entrar em contacto com o Diretor de Turma e as avaliações serão enviadas por email ou por mensagem, via telemóvel.

Vamos respirar fundo e todos juntos vamos conseguir.
Vamos ficar todos bem!



O Diretor


Romeu Santos

segunda-feira, 23 de março de 2020

GIAE Online

Já se encontra disponível a página do GIAE Online do nosso agrupamento.

Para aceder clicar no link ou na imagem:

https://193.236.44.149:443



Para aceder, deve colocar-se no Utilizador / Nº Cartão o número do cartão do aluno, antecedido pela letra "a", para acesso do aluno, ou pelas letras "ee", para acesso do encarregado de educação.
Na Palavra-passe deve colocar-se o NIF (Número de Identificação Fiscal) do aluno.

Exemplo:

Se o número do cartão do aluno for 1234.

Acesso do aluno:
Utilizador / Nº Cartão: a1234
Palavra-passe: NIF do aluno

Acesso do encarregado de educação:
Utilizador / Nº Cartão: ee1234
Palavra-passe: NIF do aluno

Depois de entrar vai aparecer uma janela para se proceder à alteração da palavra-passe. No caso de quererem manter a palavra-passe, pode voltar a colocar-se o NIF.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Prova de avaliação psicológica do concurso de assistente operacional


A prova de avaliação psicológica aos candidatos que foram aprovados na prova de conhecimentos será  nos dias 13 de janeiro de 2020 das 09h00 às 11h00 e no dia 14 de janeiro de 2020 das 09h00 às 10h40.  
Os candidatos terão de trazer o cartão do cidadão.

sexta-feira, 27 de julho de 2018

CONCURSO EXTERNO PARA PROFESSOR BIBLIOTECÁRIO



Nos termos do disposto no ponto 1 do artigo 8.º da portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho, conjugado com o disposto no ponto 2 do artigo 16.º da mesma portaria, torna-se público que se encontra aberto concurso, de 30 de julho até ao dia 3 de agosto de 2018, para um (1) lugar de Professor Bibliotecário (13 horas) no Agrupamento de Escolas Álvaro Coutinho, O Magriço – Penedono (150095).

As candidaturas terão de dar entrada nos serviços administrativos do Agrupamento até 3 de agosto, decorrendo o processo de selecção e publicitação entre os dias 7 a 10 de agosto de 2018.

Documentos a entregar:
     -Minuta para declaração de interesse http://rbe.mec.pt/np4/1554.html
 -Impressão do documento para sistematização de pontuações devidamente preenchida http://rbe.mec.pt/np4/984.html
·        
      Documentos comprovativos dos elementos referidos.
1- Podem ser opositores ao concurso os docentes de carreira, do Ministério da Educação e Ciência e das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, que disponham de formação em qualquer das áreas previstas no Anexo II da portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho. Os interessados deverão consultar a referida portaria e restante informação disponível no sítio da Rede de Bibliotecas Escolares.
2- Com vista a selecção dos candidatos a designar para as funções de professor bibliotecário, é ponderada a seguinte formula: A + B + C = Total de pontos
Para cálculo da fórmula enunciada no número anterior, considera -se:
A: o número de pontos obtidos nos termos previstos no Anexo II à portaria que regulamenta o concurso;
B: 3 pontos por cada ano letivo de desempenho no cargo de professor bibliotecário ou coordenador de biblioteca escolar, integrada ou não na RBE, elemento das equipas que nas direções de serviços regionais de educação desenvolvem funções de apoio às bibliotecas escolares, coordenador interconcelhio da RBE ou membro do Gabinete Coordenador da RBE;
C: 1 ponto por cada ano letivo de exercício de funções em equipa(s) de coordenação de bibliotecas escolares dos agrupamentos de escolas ou das escolas não agrupadas.
3- A atribuição das pontuações previstas no número 2 é efetuada de acordo com a análise dos documentos entregues pelos docentes no decorrer do prazo de candidatura.
4 — Após a aplicação da fórmula, se se verificar a existência de docentes com a mesma pontuação, tem preferência o candidato que obteve maior pontuação, de forma sucessiva, nos pontos A, B ou C.
5 - Da lista final de classificação, cabe recurso hierárquico, sem efeito suspensivo, a interpor no prazo de cinco dias úteis a contar do dia seguinte à divulgação da lista prevista no n.º 1, para o Diretor -Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE).


Penedono, 27 de julho de 2018.

O Diretor,
Romeu António Ferreira dos Santos

terça-feira, 24 de julho de 2018

Professor Bibliotecário - Procedimento Interno de Designação


Professor Bibliotecário


                            Procedimento Interno de Designação

De acordo com disposto no artigo 5.º, Capítulo II, da Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de Junho e considerando os critérios constantes do anexo I, os docentes do quadro deste agrupamento interessados em exercer funções de Professor Bibliotecário (1 – 13 horas) devem apresentar a respetiva candidatura nos Serviços Administrativos, até ao dia 26 de julho.

A candidatura concretiza-se através do preenchimento e apresentação da declaração de manifestação de interesse constante no site da RBE (http://www.rbe.mec.pt/) e disponível nos Serviços Administrativos.

Para o desempenho das funções de professor bibliotecário é designado o docente que, reunindo os requisitos previstos no n.º 1 do artigo 5.º, possua a pontuação mais elevada, de acordo com o n.º 2 do artigo 11.º, da portaria em referência.


Penedono, 24 de julho de 2018



O Diretor,

Romeu António Ferreira dos Santos

ENTREGA DE AVALIAÇÕES - 5ºA, 5ºB, 6ºA e 6ºB

Informam-se todos os alunos e encarregados de educação que a entrega de avaliações será feita no dia 26 de julho das 15h00 às 17h00 para as turmas do 5ºA5ºB6ºA e 6ºB


segunda-feira, 16 de julho de 2018

ENTREGA DE AVALIAÇÕES - 7ºA, 7ºB, 8ºA e 8ºB

Informam-se todos os alunos e encarregados de educação que a entrega de avaliações será feita no dia 18 de julho das 15h00 às 17h00 apenas para as turmas do 7ºA, 7ºB, 8ºA e 8ºB

Para as restantes turmas (5º e 6ºano) não existe uma data marcada para a entrega das avaliações devido à greve. 

Relembra-se que no mesmo dia se realizam as matrículas e a entrega de manuais das 9h00 às 12h30 e das 14h30 às 16h.

As matrículas serão para todos os alunos do 5ºano, 6ºano, 7ºano e 8ºano

quinta-feira, 12 de julho de 2018

ENTREGA DE MANUAIS e MATRÍCULAS - 5º, 6º, 7º e 8º ANO

Informam-se todos os alunos e encarregados de educação que no dia 18 de Julho
irão realizar-se as matrículas e as entrega de manuais.

Horário: 9h00 às 12h30 e das 14h30 às 16h.

Documentos necessários para a matrícula:
•Cartão de Cidadão do aluno e dos pais;
•Boletim de saúde atualizado;
•Número de beneficiário da entidade relativo ao subsistema de saúde do aluno (ex: ADSE, SAMS,ADMG);
•1 Fotografia atualizada (matrículas para o 5ºano e para o 7ºano);
•Dados relativos a composição do agregado familiar (declaração de IRS);
•Declaração do Abono de Família e NIB;
•Declaração em como pretendem ou não adquirir os Manuais através da Bolsa (como do 1ºano ao 6ºano os manuais são gratuitos os EE. assinam uma declaração de compromisso);




quinta-feira, 21 de junho de 2018

Aviso - Entrega de avaliações

Informam-se todos os alunos e encarregados de educação que a entrega de avaliações, matrículas e entrega de manuais, prevista para o dia 22 de junho, foi adiada por motivos de greve.