Foram hoje homologadas as Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar.
terça-feira, 19 de julho de 2016
Prova Escolar – ano letivo de 2016/2017
Prova Escolar – ano letivo de 2016/2017
A Prova Escolar é uma prova de matrícula num estabelecimento de ensino que o jovem tem de fazer todos os anos, até ao final de julho, para manter o direito ao Abono de Família para Crianças e Jovens.
À semelhança dos anos anteriores, a Prova Escolar deve ser efetuada até 31 de julho, através da Segurança Social Direta, para que o pagamento das prestações seja assegurado ao início do ano letivo a quem tem direito a beneficiar das mesmas.
A realização da Prova Escolar garante a continuidade do pagamento de:
- Abono de Família aos jovens com mais de 16 anos (24 em caso de deficiência), ou que completem essa idade no decorrer do ano escolar, e que estejam matriculados no ensino básico, secundário, superior ou equivalente (curso de formação profissional que dê equivalência);
- Bolsa de Estudo aos jovens com idade inferior a 18 anos no início do ano letivo 2016/2017 que estejam matriculados no 10º, 11º ou 12º ano de escolaridade e recebam Abono de Família pelo 1º ou 2º escalão.
Salienta-se que a realização da Prova Escolar, através da Segurança Social Direta, é obrigatória para todos os jovens que recebem Abono de Família pela Segurança Social.
Consultar mais aqui
quinta-feira, 16 de junho de 2016
Tertúlia: esbater as desigualdades, realçar as diferenças
Rui Coimbras
Membro da Direção FAPPC – Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral
“Não sou nem ateniense, nem grego, mas sim um cidadão do mundo!” – Filosofo Sócrates
Nascido e criado em Vouzela, onde estudei até ao 9º ano. Em Viseu, tirei o curso técnico profissional de informática e gestão na Escola Emídio Navarro. Referir que tirei o curso na faculdade de ciências de lisboa, licenciatura de informática. Trabalhei no LNEC (1994-1998), depois estive n INE (1998-2000) a chefiar o núcleo de base de dados. Em 2000 passei para o setor privado, na altura para a Telecel. Da Telecel passei para a Vodafone, onde trabalhei como team leader e project manager. Em 2007 passei para a multinacional IBM Portugal onde desempenhei funções de team leader da equipa de gestão dos sites públicos da Vodafone e atualmente estou como arquiteto de soluções IT, numa área ligada à Inovação.
46 anos, casado e pai do Pedro com 12 anos de idade.
Um cidadão atento à Sociedade, que luta por direitos sem nunca esquecer dos deveres, para que Portugal não seja apenas “O que o mar não quer” – Ruy Belo
Médica especialista em Neurologia Pediátrica
Diretora do Serviço de Neuropediatria do Hospital D. Estefânia, Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC)
Coordenadora do Núcleo de Spina Bífida do Hospital D.Estefânia
Consultora de Neurologia Pediátrica do Centro de Paralisia Cerebral Calouste Gulbenkian
Presidente da Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral
Membro da Comissão Nacional de Cuidados Paliativos Pediátricos da Sociedade Portuguesa de Pediatria
quinta-feira, 10 de março de 2016
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016
Portal Cantar Mais
O Projeto Cantar Mais é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM) apoiado pelo Ministério da Educação/DGE e Fundação Calouste Gulbenkian.
Trata-se de uma plataforma digital de livre acesso www.cantarmais.pt onde se disponibiliza um repertório diversificado de canções com arranjos e orquestrações originais, preparadas para serem ouvidas e cantadas pelas crianças.
terça-feira, 15 de dezembro de 2015
LISTA DE CANDIDATOS ORDENADOS DE ACORDO COM O CRITÉRIO “GRADUAÇÃO PROFISSIONAL”
LISTA DE CANDIDATOS ORDENADOS DE ACORDO COM O
CRITÉRIO
“GRADUAÇÃO PROFISSIONAL”
Nome da Escola :
|
Agrupamento de Escolas Álvaro
Coutinho - o Magriço, Penedono
|
Nº Escola :
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150095
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Data final da candidatura :
|
2015-12-11
|
Nº Horário :
|
25
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Grupo de Recrutamento:
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110 - 1º Ciclo do Ensino Básico
|
Nº Horas:
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6
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Ordenação
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Graduação Profissional
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Nº Candidato
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Nome
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1º
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26,008
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2210921945
|
Hélder Martinho Machado Martins
|
2º
|
23,019
|
3579637231
|
Carla Alexandra Tavares da Rocha
|
3º
|
20,677
|
4097895419
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Vânia Isabel Morrão da Silva Alves
|
4º
|
17,466
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5602546375
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Carla Fernanda Rosinha Simões
|
5º
|
17,099
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7545960858
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Catarina Daniel Pereira
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6º
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14,471
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3601718979
|
Ana Maria Machado Coelho Cardoso
|
7º
|
14
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4256357025
|
António Manuel de Jesus Ferreira
|
Penedono,
15 de Dezembro de 2015
O
Presidente do Júri
_________________________
(João
António Loureiro Marques)
quinta-feira, 10 de dezembro de 2015
Resultados escolares de Penedono nos Exames Nacionais / Provas Finais ~ "Jornal do Centro"
“Só um concelho do norte do distrito de Viseu é que surge
com um valor médio superior à média nacional das notas registadas nos exames
nacionais do 9.º ano de escolaridade (...)”.
Na sequência da reportagem do jornal “Expresso” que aqui
divulgámos, também o “Jornal do Centro”, na sua penúltima edição (27.11.15),
refere que Penedono “é apontado como uma exceção porque sendo um pequeno
concelho do interior, com um índice socioeconómico baixo, os alunos apresentam
uma média nos exames do 9.º ano superior à nacional e acima do estimado”, de
acordo com os dados publicados no “Atlas da Educação”, relativos aos anos de 2009-2014.
Abaixo, o artigo do jornal.
quinta-feira, 3 de dezembro de 2015
DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA – DIVULGAÇÃO DO PROGRAMA DE APOIO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Hoje celebra-se o “Dia Internacional das Pessoas com Deficiência” que tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.
No sentido de prestar uma resposta mais personalizada e adaptada aos problemas concretos da população considerada mais vulnerável, a Guarda Nacional Republicana implementou o “Programa de Apoio a Pessoas com Deficiência” (PAPcD), visando a promoção dos direitos e garantias de condições de vida dignas às pessoas com deficiência, procurando envolver, de forma proativa, a comunidade para atender, compreender, respeitar as necessidades e diferenças de cada um, permitindo a igualdade de oportunidades, e para a prevenção de situações de negligência, violência e maus-tratos a estas pessoas.
O PAPcD é direcionado para as pessoas com deficiência, para os seus cuidadores e para as pessoas que com elas interagem, pretendendo ser uma plataforma de articulação e de entendimento com os restantes atores sociais responsáveis, ligados à área da deficiência, na promoção da segurança nas comunidades e tem como objetivo principal contribuir para a sua segurança e sentimento de segurança, nos vários subsistemas em que estão inseridas, contribuindo, assim, para uma melhor qualidade de vida desta população.
Este programa de policiamento de proximidade é levado a cabo pelos Comandos Territoriais (com especial intervenção das Secções de Programas Especiais) e consubstancia-se na:
· Sinalização de pessoas portadoras de deficiência que por motivos diversos permanecem grande parte do dia sozinhos e/ou isolados nas suas residências sem apoios/cuidados continuados, e que pela sua dependência poderão ser considerados vulneráveis e alvo de ilícitos criminais;
· Sensibilização deste público-alvo para procedimentos de segurança para evitar eventuais ilícitos criminais, como sejam o furto e roubo;
· Sensibilização e formação das entidades locais da ZA da Guarda para uma cultura de prevenção de situações de negligência, abuso, violência e maus-tratos contra pessoas com deficiência;
· Promoção de cooperação interinstitucional entre a Guarda e as entidades suas parceiras locais na área da deficiência, reabilitação, mobilidade e promoção da segurança;
· Contribuição para uma melhoria no atendimento, acolhimento e encaminhamento das pessoas com deficiência pela Guarda;
· Sensibilização das crianças e jovens, no âmbito das ações de sensibilização desenvolvidas no pelos Núcleos Escola Segura, para as questões da igualdade de oportunidades e não-discriminação das pessoas com deficiência;
· Sensibilização da população em geral, no âmbito da prevenção rodoviária, para o respeito das regras de trânsito que afetam a mobilidade das pessoas com deficiência; e
· Realização de parcerias com entidades com responsabilidades nestas matérias, nomeadamente a Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social (FENACERCI).
Neste sentido, remete-se em anexo um folheto digital que ilustra o PAPcD, tendo for finalidade dar a conhecer o referido programa e solicitar a colaboração dessa instituição para se aliar à Guarda neste dia, efetuando a divulgação do mesmo.
O folheto digital poderá ser impresso, divulgado por correio eletrónico ou adicionado na página de internet da instituição.
Atenciosamente,
O Comando da Guarda Nacional Republicana
Fábio Emanuel Silva Gonçalves Lamelas
Capitão de Infantaria
segunda-feira, 16 de novembro de 2015
O agrupamento adere à iniciativa "Literacia 3D"
"LITERACIA 3D é uma iniciativa da responsabilidade da Porto Editora que consiste num desafio nacional dirigido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico de todo o país, envolvendo os respetivos professores e estabelecimentos de ensino, com o propósito de avaliarem as suas competências em três dimensões do saber: leitura (5.º ANO), matemática (7.º ANO) e ciência (8.º ANO).
Este desafio pelo conhecimento decorre durante o ano letivo em três fases – local, distrital e nacional –, com base em provas interativas disponibilizadas através da plataforma online Escola Virtual."
A prova do ano passado pode ser consultada aqui para treino.
segunda-feira, 2 de novembro de 2015
MÉDIAS NAS PROVAS NACIONAIS (período 2009-2014)
A última edição do jornal "Expresso" apresenta-nos os dados que a equipa responsável pelo "Atlas da Educação" reuniu sobre os resultados nas Provas Finais do 9.º ano / Exames Nacionais do 12.º ano (tendência registada no período 2009-2014).
Os mapas mostram o desempenho de cada concelho face à média do país e o sentido da progressão ao longo desses seis anos. As cores azuis marcam a progressão positiva ("Sofrível" a azul claro e "Bom" a azul escuro); os tons castanhos representam resultados menos positivos / negativos ("Em risco", o tom mais claro; "Mau", o tom mais escuro).
O concelho de Penedono aparece com a menção de "Bom" (azul escuro) e destacado da seguinte forma:
"(...) existem diferenças assinaláveis entre municípios que são vizinhos e que partilham características semelhantes. Uns conseguem contrariar os obstáculos; outros não. Perceber o porquê e como é que as escolas podem fazer a diferença é a próxima etapa deste projeto.
Veja-se o caso de Penedono, um pequeno concelho do Douro, com um índice socioeconómico baixo, mas cujos alunos apresentam uma média nos exames do 9º superior à nacional e acima do estimado — tem um dos maiores desvios no país entre as notas registadas e as estimadas."
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